« Por vezes penso que nasci na época errada. »



Por vezes deparo-me com vários assuntos, sobre nós jovens sabermos ou não cozinhar e outras coisas. Mas sobre cozinhar ou não tenho colegas, quer rapazes quer raparigas que nem um ovo estrelado sabem fazer, e depois penso que eu devo ser "especial" pois eu a meses de fazer 18 anos, já sei cozinhar tal como a minha Mãe e Pai. Comecei a cozinhar quando tinha 11 anos numa brincadeira com a minha mãe, em que se ajudasse a cozinhar todos os dias no fim do mês recebia 10 Euros. Naquela altura estava eu a entrar para um 2º ciclo, e nem sabia o que fazer ao dinheiro apenas juntava o dinheiro para colecções que fazia, e coisas desse género  A verdade é que hoje em dia a maioria dos jovens (que eu conheço) não sabem cozinhar, e quando tem dinheiro gastam logo tudo. E quando eu lhes digo que sei cozinhar quase tudo, e que até chego a fazer jantares e almoços para mim, e família  eles ficam admirados. Não percebo o porque, então se estamos quase na altura em que teoricamente "somos livres" o que seria de nós se não soubéssemos cozinhar? 
Outro assunto é o dinheiro, eu chego a estar semanas e semanas com uma nota de 10 na carteira que até me farto de dizer quase todos os dias a minha mãe que ainda tenho dinheiro, e ela ficar admirada. Já me perguntaram o que faço ao dinheiro que junto, e a pergunta é fácil  não é para mim, não é para ir as compras nem nada, é para ajudar os meus pais, e depois ai se sobrar e se a minha mãe me disser usa contigo, ai sim eu usarei o dinheiro comigo. Eu sempre fui muito de retribuir o que me faziam de bem, e é isso que pretendo fazer para com a minha Mãe, ela ensinou-me tudo o que sei até hoje, se hoje varias pessoas dizem que tenho maturidade acima da idade que tenho é por culpa dela, e de tudo pelo que passei.
Eu desde pequeno que quando a brincar com os carros acabava por um se estragar, eu fazia os possíveis para que desse para continuar a brincar com ele. Tenho um carro telecomandado que o meu tio me deu quando andava no 4º ano, e lembro-me de ter parado de funcionar e o meu Tio me ter ensinado como resolver o problema. Eu sempre fui mas de remendar as coisas, por exemplo uma sweat azul que o meu cão me estragou quando era mais novo, ficou com um buraco tipo do tamanho de uma unha, ia deitar aquilo fora e gastar dinheiro noutra coisa? Não, cozi, e ficou na roupa p dormir ou usar em casa, eu nunca dormi de pijama mas sim com sweat's finas.
Isto é só para dizer que não percebo como é que algumas pessoa pelo menos de 16 para cima não sabem cozinhar, cozer, passar a ferro, basicamente fazer o mesmo que vemos as nossas mães fazer. Pois eu sou rapaz e faço isso tudo como forma de agradecimento a minha Mãe, e também porque não quero ser um Marido que fica no sofá a ver televisão.

(Mas não acho que seja um mal quem não sabe nada do referido acima, apenas não percebo, pois no futuro quando morarmos sozinhos ou com alguém que gostamos, podemos já não ter a nossa mãe para fazer tal coisa por nós.)

8 comentários:

  1. Eu comecei a cozinhar as 10 anos, comecei por aprender a fazer arroz com o meu pai, e aos poucos fui aprendendo a fazer de tudo. Hoje tenho apenas 14 anos e sei fazer de tudo, até arrumar casa e gerir o dinheiro, e tenho muito orgulho em tudo o que os meus pais me ensinaram, porque enquanto meninas de 14 anos ficam gravidas e no outro dia seguinte ficam a "gabar-se" de como estavam bêbadas na noite anterior,eu sei tomar conta de mim.

    r: Essa força vem sempre do coração, do que sentimos por outra pessoa que é bastante especial para nós.

    Obrigada por seguires de volta e igualmente.

    Beijinhos Ludmilla c:
    http://all-of-my-lifee.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. de nada c:

      Infelizmente é uma realidade que existe cada vem em maior quantidade :c

      Eliminar
  2. bom texto :)
    vou sguir , e continua assim :)))

    ResponderEliminar
  3. Eu também comecei a aprender a cozinhar com os meus 11 anos, e desde ai nunca mais parei, e hoje tal como tu, também sei cozinhar tudo, tal como a minha mãe. Faço almoços, jantares, tanto só para 3 pessoas como também para 6 ou mais pessoas. Concordo mesmo com o facto de os adolescentes da nossa idade estarem quase a entrar na idade de serem "livres" e ainda precisarem dos pais para quase tudo! E quanto ao dinheiro, sempre que os meus pais me dão alguma notinha, toca de guardar parar algo que venha a necessitar e não ter que pedir aos meus pais.

    r: Não te esqueças que a vida dá muitas voltas. Tal como ela estava contigo e agora está com o B. mas ainda te ama, amanha pode ser diferente. O importante é ela perceber que tu ainda não desististe dela, pois se ela ainda te ama de qualquer maneira isso mexe com ela. :) Eu também vou mudar de casa, e de escola este mês, e vou deixar algumas pessoas importantes para trás, vai ser difícil, mas há sempre uma solução!

    ResponderEliminar
  4. Olá!!!
    Tens um selo no meu blog c:
    http://all-of-my-lifee.blogspot.pt/2013/04/campanha-de-iniciativa-leitura.html

    Aproveita e participa no desafio do blog do mês c:
    http://all-of-my-lifee.blogspot.pt/2013/04/blog-do-mes.html

    Beijinhos Ludmilla
    http://all-of-my-lifee.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. tu é que sabes qual é a necessidade que tens dela e tu é que sabes se ela continua a valer a pena. :)

    ResponderEliminar
  6. Identifico-me totalmente, também sei cozinhar e já a bastante tempo e fico parva quando as minhas colegas não sabem fazer nada e nem o quarto arrumam, dizem que é trabalho das mães delas, e eu fico burra, isso deviam ser elas a fazer não lhes custa nada.
    E relativamente ao dinheiro também sou como tu, muito raramente peço dinheiro aos meus pais, tenho dinheiro guardado, mas é dinheiro que familiares e assim me deram, não que os meus pais me deram, mesmo quando vou comprar algo para eles e sobra troco, nunca fico com esse dinheiro.
    Tenho colegas minhas, que estão sempre a gastar dinheiro, e que dizem que não sabem como é que eu recebo dinheiro e nao o uso, é fácil, não me considero futil como elas, sou simples.
    E também faço como tu, se estragar um pouco uma camisola deixo-a para dormir, para andar por casa ou quando vou correr.
    Conheço pessoas que chegam quase a estragar a roupa só para comprarem nova e eu fico burra, essas pessoas não sabem o que custa a vida, quando o dinheiro sair do bolso delas vai ser lindo, vão ficar logo falidas, mas enfim.

    ResponderEliminar